segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fomos feitos para sofrer?



Já à dias que tenho me encontrado com pessoas que estão, frequentemente, tristes. Se tu olhares para a face dessas pessoas, vês a tristeza que reflete nos olhos delas. E eu me pergunto: porque elas escolhem ser assim? Porque não fazem para que tudo corra bem?
 Eu tive momentos, sim, que não podia sair de casa. Não conseguia, de modo algum, pois a tristeza, o sofrimento, a dor colocava na minha mente que não tinha mais forças para me levantar da cama. Por vezes, até por coisas minimas já ficava triste, de tão triste que estava habitualmente.
 Lembro-me de ficar tempos sempre a dormir. A única coisa que fazia era isso mesmo. Quanto mais dormia, mais sedenta de sono ficava. Mentalizava-me que se continuasse a dormir, talvez acabava por não acordar. Talvez mergulhasse no mundo dos sonhos, para sempre.
 As pessoas nunca chegaram a entender isso, pois eu, em tempos de escola, saia de casa com a mesma lenga-lenga do sorriso falso, todos os dias. Mas quando chegava a casa, um vazio enorme apoderava-se do meu coração. Eu era uma pessoa completamente desequilibrada. E passado algum tempo, de estar tão habituada à dor, já não conseguia chorar por nada. Era fria, completamente fria. Não queria saber de nada, aparentemente. Mas por dentro, queria desatar a correr e fugir do mundo, queria chorar! Mas já não conseguia, parecia que se tinha esgotado todas as lágrimas que havia dentro de mim.
 Um dia, uma frase dita por alguém que foi escolhido para me abrir os olhos, me despertou. "Nós não fomos feitos para sofrer." Agora, ao ler esta frase, só consigo rir. Tão forte não é? Nessa frase eu não vejo tristeza, nem dor. Eu vejo revolta contra a tristeza e dor! E nesse mesmo dia, eu chorei mas chorei de revolta. Esse espírito de revolta apoderou-se de mim e disse para mim mesma "nunca, mas nunca mais vais voltar a cair". Os momentos seguintes foram difíceis, admito. Não foi nada, mas nada fácil. Mas eu consegui. Pessoas que não esperava, desiludiam-me, mas mesmo assim eu continuava de pé. Pessoas que não gostava nada por motivos banais ou até motivos sérios, comecei por perdoá-las, mesmo continuando elas a darem-me motivos para odiá-las, mas mesmo assim mantia-me de pé. E fui recebendo cada vez mais força para me manter como tal.
 Hoje, só vejo revolta dentro de mim. Revolta das pessoas que dizem "eu não consigo" ou "nem sempre temos que estar bem". Isso põe-me doente, só de escrever! Porque não? É esse o destino que vocês imaginam? Eu não me imagino assim! Nem nunca mais vou imaginar! Portanto, se tu, leitor/a que estás a ler este pequeno texto, estiveres a sofrer por algo, não te faças sofrer mais por isso. Porque tu consegues ultrapassar isso, podes contar comigo. Fica de pé!

Sem comentários:

Enviar um comentário